FALANDO DE DENTRO DA CLASSE
A importância do jogo
conceitual no trabalho com materiais estruturados na Educação Infantil
A Educação Infantil possui
suas especificidades, entre muitos especificaremos os “Jogos Conceituais” que
consiste num privilegiado momento para que a criança conheça e descubra
inúmeras características básicas dos matéria trabalhados.
Jogos Conceituais consiste no
primeiro momento de contato com novo material a ser trabalhado, popularmente
usamos materiais na Educação Infantil como Blocos Lógicos, Material Dourado,
Palitos Coloridos, Escala Cuisenaire, blocos coloridos entre outros.
Independente da natureza e do objetivo do uso de matérias, esse momento de
primeiro contato é de suma importância para que os pequenos tenham confiança e
destreza no uso destes preciosos instrumentos de aprendizagens.
Por muito tempo desprezado por
educadores, este momento raramente foi aplicado ou fora digno de um
planejamento mais elaborado.
Uma boa aplicação dos Jogos
conceituais ou jogo livre como é comumente chamado na pré-escola, garante que o
professor possa explorar na plenitude os materiais, garantindo que as crianças
possam explorar diversas características como, textura, tamanho, peso,
espessura e cor. Neste momento as crianças costumam empilhar, separar,
classificar, juntar, formar desenhos ou padrões com as peças, embora ao olhar
leigo pareça apenas uma pueril brincadeira, é exatamente neste momento que as
crianças estão construindo importantes estruturas cerebrais que lhe permitiram
criar as bases para raciocínios mais complexos e bases para futuros conceitos
mais complexos que serão o alicerce para
a aprendizagem das quatro operações .
O jogo livre deve sempre ser levado
em conta no planejamento, toda vez que um novo material for introduzido ou uma
nova técnica ensinada. Seja no uso de materiais estruturados ou no uso
materiais artísticos como a argila na modelagem ou tinta na pintura, ou mesmo
com o uso de novos tipos de papeis com novas texturas, o jogo livre deve
acontecer, sob pena da aprendizagem futura ser superficial ou automatizada.
Os educadores devem ter em
mente que este momento deve ser encarado dentro do planejamento de aula como um
importante momento de aprendizagem que deve ser estimulado, analisado e acima
de tudo observado e registrado, para futuras discussões e acertos de rumos.
O tempo para esta etapa é
variado, mudando de classe para classe e acima de tudo faixa etária para faixa
etária, variando também com as atividades e a natureza dos materiais.
No caso de materiais ligados a
atividades artísticas é muito tênue linha entre o jogo conceitual e evolução
das atividades, já que nestes casos levamos em conta a expressividade do aluno
e não o domínio de técnica, contudo devemos ter clareza em separar quando o
aluno experimente estes materiais e quando faz uso objetivo para se expressar. Lembrando
que no caso das atividades artísticas por vezes os jogos livres aparentam uma aparente
regressão no domínio de materiais, exemplificando: Pedrinho com cinco anos, no mês de maio
começou a usar tinta guache para elaborar pinturas, inicialmente foi usado um
conjunto com as três cores primas, sendo
pintado na cartolina, sobre a mesa da classe. Pedrinho começou a fazer uso das
cores indiscriminadamente, estava a explorar as texturas e o efeito de se
misturar as tintas, como o uso de diferentes pinceis resultavam em diferentes
efeitos sobre a cartolina branca, o resultado era um borrão acinzentado que ao
ser perguntado o menino nomeava como um animal ou nome de um colega.
Posteriormente com a repetição da atividade ele foi adquirindo mais domínio
sobre os materiais, primeiro foi criando bolinhas com uma das cores, depois
pintando formas geométricas , fazendo formas geométricas de uma cor e pintando
com outra, por fim Pedrinho já fazia desenhos distinguíveis como flores, “menininhos” de braços abertos ou corações.
Em junho a professora alterou
o suporte e a posição, usando papel pardo colado na parede do pátio. Pedrinho
que fez então, retornou aos experimentos retornando as misturas que resultavam
novamente nos borrões cinzas. Pedrinho queria experimentar agora a nova textura
e acima de tudo a nova posição e o fato da tinta escorrer e o efeito que isso
causava no papel.
Não podemos dizer que Pedrinho
regrediu, mas voltou a realizar procedimentos exploratórios quando as condições
anteriores se alteraram.
Já no caso de uso de materiais
estruturados, geralmente para aprendizagem matemática, onde o ensino tende a
ser mais dirigido e os resultados mais objetivos é mais perceptível a transição
do jogo livre para as atividades dirigidas. Embora mais claro, também
aumenta-se a responsabilidade do professor pois cabe a ele ter a sensibilidade de realizar a transição entre
as atividades.
O conhecimento dos jogos
conceituais é de suma importância para o cotidiano do professor, conhece-los e
adotá-los como parte de seu trabalho, tornando-os dignos de registro e analise
mostra um alto grau de comprometimento no processo de aprendizagem infantil.
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