OS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Crianças e o perigo das terríveis bactérias! |
Embora o título pareça exagerado, a formação de uma
consciência pública a respeito da importância da Educação Infantil ainda é
difusa, no mínimo ela (a Educação Infantil) é aceitável, para alguns,
principalmente para certos setores da sociedade mais conservadora, a Pré-escola
é um mal necessário. Um paliativo para crianças pobres ou que os pais precisem
desesperadamente trabalhar.
Como uma modalidade de ensino tem suas características
próprias, tem seus profissionais e suas próprias expertises. Um dos piores
ataques é quando esse histórico de experiências é desprezadas ou pior
desqualificadas quase sempre por profissionais pouco afeitos ao cotidiano
pré-escolar. Hora são políticos querendo aumentar seu portfólio eleitoral, com
as vagas nas creches ou
"escolinhas" , por vezes médicos "orientam" a desativarem
brinquedos como parques ou tanques de areia, sob a alegação de perigo de
fraturas ou no caso dos tanques de areia, contaminação por terríveis bactérias.
A escola como instituição formadora das novas gerações precisa da participação
da sociedade, mais essa mesma sociedade precisa respeitar o espaço da
Pré-escola, o profissional que lá trabalha e principalmente as necessidades das
crianças. Sendo o sistema educacional pública relativamente nova no Brasil, a
Educação-infantil é o filho recém-nascido deste sistema. Culturalmente ele
ainda não nasceu, ser professor da Pré-escola ainda é encarado como profissão
feminina, para mocinhas ou senhoras bondosas que gostem de crianças, a formação
acadêmica não é levada em conta, e a profissão não é encarada como carreira, no
máximo vocação abnegada. Como profissionais os professores da Educação-infantil
devem garantir sua autonomia profissional e zelar pelo prestígio do ofício.
Como realizar essa tarefa, formação solida, constante aperfeiçoamento técnico e
muito orgulho pela sua escolha profissional.
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