SEJAS SENHOR (SENHORA) DO TEU DESTINO

Um não ao paternalismo e um sim ao protagonismo docente na formação

studoQuero parabenizar a classe docente pelo seu dia, contudo quero deixar uma forme recado, sobre o que consiste o orgulho em ser professor, que não consiste em mero título.

A profissão atualmente carece de um paradigma, de balizas que sinalizam seus limites de atuação e responsabilidade, caso contrário a aprofundaremos a confusão diante do papel dos educadores e aumentaremos a falta de reconhecimento social pela carreira, que se traduz simplesmente em baixos salários e condições precárias de serviço.

Mais de quem é a responsabilidade da formação do professor, do empregador com objetivo de melhorar o processo pedagógico, ou do docente com intuito de robustecer seu currículo?

Não nego a responsabilidade do estado no caso das escolas públicas, mais deixar de creditar responsabilidade ao docente pela sua formação seria ingenuidade social. Em uma profissão que hoje tem seu “status” em crise só sólidos conhecimentos técnicos sobre nosso ofício podem garantir o devido e sonhado reconhecimento.

Estudar pode ser um grande privilégio para muitos, uma grande chateação para alguns de espirito pequeno, mais para nós professores é uma responsabilidade, um dever tão grande quanto o ato de ensinar.

Cada docente deve ter dentro de si o senso de dever sobre sua formação, para que esta não seja conduzida pelas mãos de governos ou modismos pedagógicos. Ser responsável pela sua aprendizagem é ser senhor de sua pratica docente, é ter autonomia, mesmo sob adversidade no seu cotidiano na escola. E por fim é comandar sua vida profissional, e se realmente o salário for pouco, poder tomar a difícil decisão de abandonar o magistério, mais que essa decisão seja tomada de maneira madura, planejada e sem remorso, como o de alguém que trai uma missão sagrada (mesmo a educação sendo uma). Pois não se esqueça missionários, profetas e mártires não são pagos no fim do mês e nem constroem uma carreira.

O professor precisa entender possuir o senso de carreira, você é um profissional formado, possui um curso superior tão importante quanto qualquer diploma de engenharia ou medicina. Sim você tem obrigação de ter conhecimento para esclarecer a sociedade e garantir sua autoridade profissional diante a qualquer questionamento leigo provindo da mesma.

Ter formação é garantir o tal respeito é deixar de lado as ditas “crendices pedagógicas” por conteúdos científicos, é ter a humildade de saber que o manhã pode ser melhor que hoje, sem desmerecer a prática atual, mais garantindo o melhor para seu aluno, como forma de respeito à criança e ao jovem em formação.

Comentários

Postagens mais visitadas